Pensava-se que o cérebro era a torre de controle do corpo, emitindo comandos para os outros órgãos. Mas os cientistas estão descobrindo que a comunicação flui entre todos os órgãos do nosso corpo. Eles transmitem mensagens entre si que podem aumentar a imunidade, melhorar a memória, fortalecer ossos e até prolongar a vida útil. Mas o que acontece quando há uma falha na comunicação?
Um par de órgãos pequenos e frequentemente esquecidos. Quando as pessoas pensam nos rins, uma coisa provavelmente vem à mente - a produção de urina. Mas eles são chaves em uma vasta rede interna de órgãos que se comunicam constantemente entre si. E algumas das mensagens transmitidas pelos rins ajudam a controlar a pressão sanguínea e a manter o suprimento de oxigênio pelo corpo.
Muitas pessoas acreditam que gordura simplesmente armazena energia e músculo, apenas move o corpo. No entanto, pesquisas recentes revelaram que ambos os órgãos têm uma enorme variedade de funções. Eles liberam substâncias especiais que transmitem mensagens vitais por todo o corpo, manipulando o desejo, afetando a função imunológica, melhorando a memória e até combatendo o câncer.
Pode-se pensar neles simplesmente como parte de nossa arquitetura básica. No entanto, pesquisas recentes revelaram que nossos ossos desempenham outra função igualmente importante. As células que contêm mensagens melhoram a saúde de todo o corpo como uma fonte de juventude e poder. E se essas mensagens forem silenciadas, o processo de envelhecimento pode acelerar.
Muito mais do que processar resíduos, o intestino reúne bactérias e células imunológicas para manter nosso sistema imunológico saudável e forte, muitas vezes de maneiras surpreendentes. Aprenda como nosso incrível intestino ajuda a nos defender contra toda uma série de doenças com risco de vida através de suas funções ocultas.
Sonhar novas ideias, falar e escrever, criar arte e desenvolver tecnologias avançadas - essas e outras atividades exclusivamente humanas se originam no cérebro. Dentro deste órgão complexo há uma vasta rede de comunicações composta por cerca de 100 bilhões de neurônios. Exploramos os intrincados circuitos do cérebro e descobrimos os mecanismos por trás da inspiração e da memória.
Desde um óvulo fertilizado, passando pela divisão das células microscópicas, pela formação dos órgãos internos, até os primeiros gritos de um recém-nascido na sala de parto, traçamos as complexas interações entre mãe e bebê que transformam um feto minúsculo em uma pessoa viva.
Exploramos um dos desejos mais antigos da humanidade: encontrar o segredo para uma vida longa e saudável. A ciência de ponta revelou novas imagens da notável rede gigantesca que se estende pelo corpo humano. Agora, o poder das "moléculas mensageiras" está prestes a mudar significativamente a maneira como tratamos doenças graves, como câncer e doenças cardíacas.