A história da novela Escrava Mãe, que vai ao ar na Record, vai mostrar como foi a vida de uma bela escrava mulata que deu a vida a Isaura, que depois veio a se tornar romance de muito sucesso tanto na literatura quanto na teledramaturgia. Na novela exibida há alguns anos foi contada a história da escrava Isaura, que vivia sendo perseguida por Leôncio que era filho de um comendador e completamente obcecado pela escrava.
Já na história de Escrava Mãe, que está sendo escrita pelo autor Gustavo Reiz, quando um navio vinha ao Brasil e trazia muitos escravos uma africana muito bonita acaba sendo abusada durante a viagem. Ela acaba dando à luz a uma bela menina chamada Juliana, porém, não resiste e acaba morrendo no dia do nascimento da filha.
Desde então a pequena Juliana é criada por uma família que cuida da moça e a mantém como uma das servas. Depois disso há uma passagem de tempo, e já adulta, Juliana será interpretada pela atriz Gabriela Moreyra.
A partir daí Juliana vai conseguir um trabalho na fazenda Engenho do Sol e vai conviver ao lado de Tereza, Maria Isabel, dona Beatrice e Custódio Avelar. Certo dia o português Miguel virá ao Brasil e ao ver Juliana vai acabar se apaixonando pela bela escrava. Apaixonados os dois acabaram vivendo uma história de amor e desse relacionamento vai nascer uma menina, que não caso será Isaura.
No entanto, a vida Juliana não será nada fácil ao lado de Miguel, pois Maria Isabel (personagem de Thaís Fersoza) vai fazer de tudo para ficar com o português e com isso vai armar muito para prejudicar Juliana.
Juliana is the result of her mother Luena’s rape that she suffered crossing the ocean aboard a slave ship. Now 18 years old and knowing the truth about her past, Juliana vows that she will never let a white man touch her. In this moment of desperation, she meets the young Portuguese Miguel, a traveler seeking answers about the mystery surrounding the death of his parents.
Quando um navio vinha ao Brasil e trazia muitos escravos uma africana muito bonita acaba sendo abusada durante a viagem. Ela acaba dando à luz a uma bela menina chamada Juliana, porém, não resiste e acaba morrendo no dia do nascimento da filha. Desde então a pequena Juliana é criada por uma família que cuida da moça e a mantém como uma das servas. Depois disso há uma passagem de tempo, e já adulta, Juliana. A partir daí Juliana vai conseguir um trabalho na fazenda Engenho do Sol e vai conviver ao lado de Tereza, Maria Isabel, dona Beatrice e Custódio Avelar. Certo dia o português Miguel virá ao Brasil e ao ver Juliana vai acabar se apaixonando pela bela escrava. Apaixonados os dois acabaram vivendo uma história de amor e desse relacionamento vai nascer uma menina, que não caso será Isaura. No entanto, a vida Juliana não será nada fácil ao lado de Miguel, pois Maria Isabel vai fazer de tudo para ficar com o português e com isso vai armar muito para prejudicar Juliana.