A group of children discover the secret behind a haunted mansion that they have become obsessed with.
Ao lado da casa onde mora a pequena Sofia há uma mansão que desperta a fascinação dos próprios vizinhos e de estranhos que chegam por lá. Segundo conta a lenda, esta sombria casa pertenceu a um milionário excêntrico chamado Aurélio Granados, morto há muitos anos, cujo espírito, afirmam alguns, ainda ronda a mansão.
Com uma madrasta ciumenta, um pai ausente e um irmão tedioso, Sofia já possui problemas suficientes. Mas, como curiosa que é, resolve investigar se é de fato verdade que existe fantasmas na mansão. Quando ela se depara com Chon, sua coragem enfraquece. Chon é um estranho sujeito que trabalhou como empregado de Aurélio e mora até hoje na casa. Um incidente leva Sofia a entrar às escondidas na mansão. Ela tenta recuperar um de seus mais preciosos tesouros: a foto de sua mãe, falecida quando ela era apenas um bebê. Além de levar alguns sustos na mansão, Sofia conhece uma pessoa maravilhosa, o pequeno Afonso, sobrinho neto de Chon, que acabara de chegar do interior. Sua avó o enviou para a cidade para que Chon o ensine a ser um homem de bem.
Para grande espanto de Sofia e Afonso, Aurélio não está morto. Nos últimos dez anos ele tem se divertido muito assustando toda a vizinhança. Aurélio passou toda a vida acumulando dinheiro, prestígio, aborrecimentos e desafetos, porém resolveu mudar sua maneira de agir e pensar, tornando-se um homem muito diferente, um coração especial, com os melhores sentimentos de uma criança. Ele encontra em Sofia e Afonso a alegria que estava buscando durante seus longos anos de reclusão.
Para Aurélio, Sofia e Afonso são um par de "alegrifes", uma palavra inventada por ele mesmo, com a qual designa as pessoas que desfrutam da vida e das brincadeiras, que nunca perdem as esperanças, que compartilham nas horas boas e ruins e que acima de tudoconservam o dom maravilhoso da surpresa e da inocência. E para identificar os não "alegrifes", Aurélio tem outra palavra: "rabujos", que são as
Sofía Domínguez es una niña huérfana de madre que vive con su papá, el doctor Antonio Domínguez, con su madrastra, Mercedes Goyeneche de Domínguez y tiene un hermano menor llamado Esteban. Estos dos últimos se esfuerzan por hacer quedar mal a Sofia siempre que pueden, mientras su padre trabaja todo el día en un laboratorio. Sofía tiene varios amigos que son sus vecinos y un día deciden entrar en la "mansión embrujada" de la calle Villa Luz, donde vive un hombre malvado llamado Chon y que trabajaba para su difunto patrón "Don Darvelio" al momento de entrar vivirán grandes aventuras y lucharán para derrotar las malignas fuerzas de Helga, la "Gran Rebuja" que amenaza constantemente sus vidas.
Sofia é uma simpática garotinha, que vive com sua madrasta ciumenta e seu pai, que quase nunca está presente. No lado de sua casa, existe a mansão do finado Aurélio Granados, conhecida por ser mal-assombrada. Num belo dia, a jovem decide explorar o local e desvendar seus mistérios, e acaba ganhando dois amigos muito especiais.